ÂNGULOS
Denominamos ângulo a região convexa formadas por duas semi-retas não oposta que tem a mesma origem
Ângulo na história
Um dos problemas mais antigos, registrados na história da civilização, é o da divisão em arcos de mesma medida.
O grau teve origem por volta de 5000 a.C. Acredita-se que seu surgimento ocorreu pela necessidade de contagem do tempo. Segundo os Babilônios, o sol girava em torno da Terra numa órbita circular, na qual levava 360 dias para dar uma volta completa, desta forma, a cada dia, o sol percorria um arco equivalente a 1/360 desta órbita, determinando o ângulo central que foi denominado “um grau”.
Por volta de 3000 a.C. os habitantes da Suméria, antiga região da baixa Mesopotâmia (Ásia), construíam carros cujas rodas tenham deis raios opostos diametralmente, determinando ângulos centrais de mesma medida.
Tal fator nos leva concluir que os Mesopotâmios, naquela época, já dominavam um processo de divisão da circunferência em seis partes iguais. A divisão da circunferência em 360 graus só é observada entre os Assírios e os Caldeus.
Deve-se a Hiparco de Nicéia (séc. II a.C.), considerado pelos gregos o pai da Astronomia, a primeira divisão do círculo em 360 partes iguais com o objetivo medir ângulos. A cada um desses 360 arcos em que a circunferência foi dividida associamos um ângulo cuja medida chamaremos de “um grau”
Em seu Blog você trabalha a Matemática, dando um enfoque especial o assunto “Ângulos”, tenho certeza que esta pode ser uma ferramenta que despertará a curiosidade do aluno, além de te possibilitar divulgar uma enorme quantidades de informações, vídeos, imagens que tornarão o assunto ainda mais prazeroso de ser estudado.
ResponderExcluirLembro que você pode ampliar ainda mais a abrangência de conteúdo de seu Blog.
Divulgue sua criação....
Bjs Andréa